UTE GNA I

Em operação desde 2021, a UTE GNA I é a maior usina a gás natural do Sudeste. Localizada no Porto do Açu, Rio de Janeiro, tem 1,3 GW de capacidade instalada, o equivalente ao consumo de 6 milhões de residências.

A UTE GNA I integra o maior parque termelétrico de geração a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada, composto por duas usinas ( UTE GNA I e UTE GNA II) atracadas por um Terminal de GNL de uso privado.

Alta tecnologia e eficiência energética

A UTE GNA I é uma usina em ciclo combinado composta por 3 turbinas a gás e 1 turbina a vapor. Graças ao investimento em tecnologia de ponta, cerca de 30% da energia é gerada sem consumo adicional de gás, por meio da turbina a vapor, o que contribui para o aumento da eficiência energética.

A energia gerada pela UTE GNA I é conectada ao SIN - Sistema Interligado Nacional - por meio de uma Linha de Transmissão de 345 kV com, aproximadamente, 52 km de extensão, na subestação Campos I.

Segurança energética

Logo que entrou em operação, em setembro de 2021, a usina teve um papel estratégico para o enfrentamento da maior crise hídrica que o Brasil vivia nos últimos 90 anos, gerando energia segura e confiável para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Icone Leilão

A-5/2014

Leilão

Icone Capacidade instalação

1.338 MW

de Capacidade instalada

Icone Calendário

2021

Início da Operação comercial

Icone CCEAR

23 anos

CCEAR

Icone Consumo de Gás

5,5 MM m3/dia

Consumo de Gás

Conheça os outros empreendimentos do complexo termelétrico da GNA: