A UTE GNA II é a maior usina a gás natural do país. Em operação comercial desde maio de 2025, a UTE GNA II tem capacidade instalada de 1,7 GW, energia suficiente para abastecer cerca de 8 milhões de residências.

Localizada no Porto do Açu, Rio de Janeiro, integra o maior parque termelétrico de geração a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada, composto por duas usinas (UTE GNA I e UTE GNA II) atracadas por um Terminal de GNLde uso privado.

Alta tecnologia e eficiência energética

Assim como a UTE GNA I, funciona em ciclo combinado, composta por 3 turbinas a gás e 1 turbina a vapor. Esses equipamentos são considerados os mais modernos do mercado, e possibilitam mais de 60% de eficiência energética com os menores níveis de emissão entre as usinas em funcionamento no país.

Em linha com o nosso compromisso de impulsionar a transição energética, a UTE GNA II foi projetada para operar consumindo até 50% de hidrogênio em substituição ao gás natural. Outro diferencial é o uso de quase 100% da água proveniente do mar, através do tratamento em sua planta de dessalinização, preservando ao máximo os recursos hídricos.

A energia gerada pela UTE GNA II é conectada ao SIN - Sistema Interligado Nacional - por meio de uma Linha de Transmissão de 500 kV com, aproximadamente, 52 km de extensão, na subestação Campos II.

A-5/2014

Leilão

1.338 MW

de Capacidade instalada

2021

Início da Operação comercial

23 anos

CCEAR

5,5 MM m3/dia

Consumo de Gás

40%

Nível de inflexibilidade

Conheça os outros empreendimentos do complexo termelétrico da GNA: