Em 2018, a GNA criou, em parceria com a Firjan e a Prefeitura de São João da Barra, o Programa de Qualificação Profissional, com o objetivo de desenvolver a mão de obra e contribuir para o crescimento de carreira dos moradores do município.

Em apenas dois dias de inscrição, mais de mil pessoas se candidataram às vagas gratuitas, em 11 cursos profissionalizantes, nas áreas de construção civil, elétrica, mecânica, logística e metalurgia. Após o processo seletivo, mais de 400 alunos iniciaram suas atividades. Todo o Programa foi pensado para melhor atender os alunos e, por isso, as aulas eram realizadas em diversas localidades de São João da Barra e em diferentes turnos.

Presença Feminina

Mais de 20% das inscrições foram feitas por mulheres, o que possibilitou a formação de uma turma exclusivamente feminina no curso de Solda TIG.

Programa de Tutoria

Com o intuito de estimular ainda mais o interesse e a permanência dos alunos nos cursos do Programa de Qualificação Profissional foi criado o Programa de Tutoria. Os funcionários da alta gestão da GNA e de empresas parceiras que atuam nas obras foram mentores das turmas. Ao longo dos cursos, eles acompanharam de perto o desempenho dos alunos, esclarecendo dúvidas e dando todo o suporte necessário. 

Contratação

Ao longo de 2019, os cursos foram concluídos e, ao final do Programa, mais de 180 alunos formados foram contratados para trabalhar na construção dos empreendimentos da GNA e em outras empresas do Porto do Açu, incluindo toda a turma feminina de Soldadoras.


Aos alunos não contratados, foram oferecidas Oficinas de Empregabilidade, ministradas pelo RH da GNA, com dicas de elaboração de currículo e simulação de entrevistas.

Reconhecimento

A International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial e financiadora do projeto da GNA, classificou o Programa de Qualificação Profissional da GNA como de “classe mundial”, recomendando que o modelo seja replicado em outros projetos de seu portfólio.


O Programa é um dos finalistas ao Prêmio Faz a Diferença 2019, do Jornal O Globo, na categoria “Desenvolvimento do Rio”. O resultado oficial será divulgado em março. 

O Programa em números

11

Cursos gratuitos oferecidos

24

Turmas formadas

330

Alunos formados

180

Alunos contratados

152

Participantes workshops de empregabilidade