Os investimentos sociais feitos pela GNA são baseados em três linhas de atuação prioritárias: trabalho e renda, com criação de oportunidades; qualificação profissional, capacitando a comunidade para o acesso às oportunidades de trabalho; e educação básica, investindo na ampliação das oportunidades no médio e longo prazo. Além disso, a GNA aposta na diversidade de gênero como tema transversal, promovendo oportunidades e ferramentas que favoreçam o acesso de mulheres ao mercado de trabalho.

Com base nesses pilares, a GNA vem realizando atividades que busquem o crescimento econômico associado ao desenvolvimento social, respeitando sempre o contexto das comunidades do entorno, sem esquecer da busca pela equidade de gênero.

Geração de Empregos

A priorização da mão de obra local é um compromisso assumido pela GNA com os municípios da área de influência direta dos empreendimentos. No pico das obras da UTE GNA I, cerca de 5.500 pessoas trabalharam ao mesmo tempo. Durante todo o período da construção, mais de 11 mil pessoas passaram pelo empreendimento.

Ela Pode

Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, a GNA promoveu a iniciativa Ela Pode, direcionada às mulheres da região. O objetivo é capacitar mulheres que buscam empreender no mercado de trabalho, abordando temas como liderança feminina, técnicas de negociação, imagem pessoal e finanças. A iniciativa foi acompanhada de oficinas de empregabilidade, com atividades voltadas para elaboração de currículos e técnicas de entrevista de emprego.

Apoio ao ensino técnico agrícola e geração alternativa de renda

Em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Escola Técnica Agrícola Antonio Sarlo, a GNA desenvolve um projeto de apoio ao ensino agrícola e geração de renda alternativa, focado nas famílias dos alunos da escola técnica. Com apoio dos professores e alunos bolsistas, as famílias mantêm uma horta comunitária com o objetivo de consumir e comercializar os alimentos, gerando renda e segurança alimentar.

Programa de Mentoria

O Programa de Mentoria é feito em parceria com a ONG Dream Learn Work (DLW), cuja missão é oferecer a jovens de 18 a 25 anos a oportunidade de um futuro melhor por meio da educação e emprego. Os funcionários voluntários da GNA atuam como mentores dos alunos que, em sua maioria, estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio de encontros, voluntários e alunos trocam experiências e histórias de vida.

Curso POP

A fim de estreitar laços com a comunidade pesqueira da região, a GNA criou o Fórum de Pesca, envolvendo empresas do Porto do Açu e os pescadores. A partir desses encontros, surgiu a ideia de promover o curso do Pescador Profissional para colônias pesqueiras da região. Em parceria com a Marinha do Brasil, a GNA promoveu três turmas do curso “Pescador Profissional” para mais de 90 pescadores. Eles participaram das aulas e receberam a Caderneta de Inscrição e Registro, que permite o exercício da atividade de pesca profissionalmente.

Práticas Educativas Inovadoras

A GNA acredita na educação pública e por isso, apoia o desenvolvimento e implementação de práticas educativas inovadoras para as séries finais do ensino fundamental. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Educação de São João da Barra, da Fundação Siemens, do CIEDS, IFF São João da Barra e Campos, a GNA desenvolve ferramentas educacionais, estimula a formação de professores e realiza ações de incentivo que tornem o processo de aprendizado mais atraente para alunos e professores.

Em sua atuação social, a GNA preza pela transparência e relacionamento próximo com seus stakeholders locais, seguindo altos padrões internacionais estabelecidos pelo International Finance Corporation (IFC). Conheça os principais planos sociais executados pela GNA em nossa área de Transparência.